quarta-feira, 25 de junho de 2014

Copa – 6 ideias de petiscos “saudáveis”


“Eu estava me alimentando bem, mas está difícil comer com moderação com esses jogos da Copa!” Se identificou? Calma, você não está sozinho!

Petiscos, churrasquinho, porções, chopp, cerveja, pastel, refrigerante – tudo isso e mais um pouco. Para muitas pessoas está sendo difícil manter e planejar uma alimentação regular e saudável durante a Copa, sobretudo nos dias dos jogos do Brasil. Considerando ainda que muitos brasileiros são descendentes de imigrantes e que são apaixonados por futebol, não acompanhamos apenas os jogos do Brasil – quando podemos acompanhamos os da Itália, Portugal, Espanha, Japão, Alemanha...

O post de hoje traz opções mais leves de “comidinhas” gostosas, rápidas e fáceis de preparar e práticas de comer durante os jogos. Acho que eu não preciso explicar o que eu quis dizer com ‘ petiscos “saudáveis” ‘, certo? Quem acompanha o “Fome de quê?” já sabe que sou contra restrições alimentares, dietas, categorização/dicotomização de alimentos e o que penso sobre qualidade, quantidade e frequência. Prosseguindo...

Dica nº 0

Tão importante quanto O QUE comemos é COMO comemos. Por isso, sejam petiscos pouco ou muito calóricos, industrializados ou feitos em casa, o ideal é colocar um pouquinho de cada coisa em um PRATINHO. Assim você controla melhor a quantidade ingerida, experimenta de tudo, fica feliz e não corre o risco de exagerar.

1 – Pipoca


Pipoca é saborosa, lúdica, combina com sofá e ainda é rica em fibras, substâncias antioxidantes e pode ser uma preparação pouco calórica (dependendo do modo de preparo e da quantidade ingerida). Mas não vale trapacear! – as de micro-ondas contém muita gordura, sódio e os temperos prontos podem conter corantes e conservantes. O ideal é estourá-la na panela (como a vovó fazia) com um pouquinho de óleo e adicionar sal com moderação. Dica: com pimenta também fica uma delícia!

2 – Mix de castanhas


Amendoim, castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas, nozes, macadâmia, pistache e avelã são fontes de gorduras boas (protetoras de doenças cardiovasculares), proteínas, zinco, selênio, magnésio, cobre e vitamina E. Prefira sem sal e fique de olho na quantidade ingerida – por conterem gordura, podem ser muito calóricas. Um punhado é a porção recomendada.

3 – Chips caseiros


Dá pra fazer snaks de batata, batata doce, cará, inhame... Basta fatiá-los em rodelas finas, coloca-los com um pouquinho de azeite e sal em uma assadeira antiaderente e deixá-los em forno alto até dourarem. Você pode finalizar com pimenta, orégano, alecrim, mostarda ou o tempero que preferir.

4 – Torradinhas com patê


Você pode misturar frango desfiado ou atum em lata sem a água com cream cheese, maionese light, creme de ricota. Ou temperar ricota, queijo branco ou cottage com salsinha, cebolinha... Sirva com pãezinhos, torradinhas ou torrada palito (grissini).



5 – Tábua de frios


Dá pra montar uma tábua de frios com presunto sem capa de gordura e peito de peru enroladinhos, queijo branco e tomate em cubos com azeite e orégano, azeitonas, legumes cortados em palitinhos, kani kama, mini mozzarella de búfala com manjericão, etc.





6 – Frutas!


Calma, não é simples assim e tão chato quanto parece! Quem se lembra deste post? É que agora está frio aqui no sudeste e no sul, mas dependendo da região do Brasil, pode até ser uma outra boa ideia!

Frutas são docinhas e versáteis. Por exemplo: uva passa, ameixa seca, damasco seco, tâmara seca, figo seco combinam muito bem com o mix de castanhas e ainda são fonte de fibras, vitaminas e minerais.

Conseguimos o mesmo efeito fazendo em casa! Corte as frutas (maçã, pera) em finas fatias e leve-as ao forno preaquecido baixo (110ºC a 180ºC) por 30 minutos a 1 hora, virando-as, se necessário.


Também existem as frutas liofilizadas, que são mais leves e crocantes. A diferença é que as desidratadas perdem água por calor e as liofilizadas, que são processadas em indústrias, perdem água por baixas temperaturas e pressão.

Frutas liofilizadas

Como estes snaks são as frutas praticamente sem/com menos água, o ideal é consumir somente um punhado delas, para não consumir muito açúcar e calorias de uma só vez.

Para finalizar, temos os criativos espetinhos de frutas! São coloridos, apetitosos e práticos de comer. Você pode fatiar várias frutas (inclusive em diferentes formatos utilizando boleador ou cortadores de biscoitos) e montá-las nos palitinhos. E pronto!






sexta-feira, 20 de junho de 2014

Chá comigo!


Quanto tempo!... Confesso que estava com saudade do “Fome de quê?”!

Hoje não vim falar de dieta, alimentos, ou nutrientes, mas como deixar seu inverno mais colorido e divertido! Não só o que comemos e a quantidade importam, mas também o modo como comemos, os significados e a maneira que encaramos os alimentos e/ou as refeições.

Há algum tempo escrevi um texto sobre as propriedades de alguns chás, modo de preparo e, ao selecionar as figuras, fiquei absolutamente encantada com infusores!

Para quem não conhece, os chás que compramos nos mercados podem vir em sachês (saquinhos) ou soltos, e aí precisamos coloca-los em infusores ao prepará-los.

É muita criatividade... Divirtam-se!
























Nem mesmo a família real escapou da brincadeira...




Para deixar a hora do chá ainda mais leve...