domingo, 8 de fevereiro de 2015

Receita: bolo de alfarroba


O que a chia, linhaça, quinoa, soja, amaranto, chá verde, chá branco, tapioca, óleo de coco e a goji berry têm em comum? Todos já fizeram parte do hall dos alimentos da moda. O alimento milagroso da vez é a alfarroba.

A alfarroba veio como alternativa para substituir o chocolate, este que, nas versões 70%, dark ou 100% cacau, também já foi a bola da vez! Como nutricionista eu não poderia deixar de conhecer e experimentar...

Alfarroba é o fruto da alfarrobeira (ah vá?!...), também conhecida como Pão-de-São-João, originária do Mediterrâneo. Assim como os feijões (carioca, preto, fradinho, ervilha, grão de bico, lentilha, etc), a alfarroba também faz parte do grupo das leguminosas, mas tem sabor naturalmente adocicado.


Para esta receita não substituí nenhum ingrediente alergênico (como o ovo ou farinha, por exemplo) e não substituí o açúcar por adoçante. Procurei apenas utilizar a alfarroba no lugar do chocolate em pó como se fosse uma receita de bolo comum.

Vamos aos ingredientes!

3 ovos
4 colheres (sopa) de óleo
80 mL de leite desnatado
½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha
100 g de alfarroba em pó
2 colheres (chá) de fermento químico em pó

Modo de preparo
  • Em uma batedeira adicione todos os ingredientes, exceto o fermento, e bata por cerca de 5 minutos, até que se obtenha uma massa homogênea, cremosa e aveludada.
  • Adicione o fermento e incorpore-o gentilmente à mistura.
  • Despeje em uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.
Dica:

Você pode utilizar creme de alfarroba com avelã ou creme de chocolate com avelã como cobertura.


Alfarroba X cacau

Tanto a alfarroba quanto o cacau têm a coloração amarronzada e contém minerais e substâncias antioxidantes (que previnem o envelhecimento celular precoce e o câncer). A diferença é que a alfarroba não tem estimulantes (cafeína e teobromina), é rica em fibras (que auxiliam no funcionamento do intestino e no controle dos níveis de açúcar no sangue) e tem menos gordura que o cacau.

Em uma loja de produtos naturais de São Paulo comprei 3 produtos para experimentar: a alfarroba em pó, o tablete de alfarroba e o creme de alfarroba com creme de avelã.

Seguem as tabelas com a comparação das informações nutricionais dos fabricantes dos produtos de alfarroba e de chocolate:

Alfarroba em pó


Produto
Alfarroba em pó*
Cacau em pó**
Quantidade
1 colher de sopa (20 g)
1 colher de sopa (20 g)
Valor energético
76 Kcal
61 Kcal
Carboidratos
17,8 g
5,5 g
Proteínas
0 g
5 g
Gorduras totais
0 g
2,2 g
Gorduras saturadas
0 g
1,4 g
Gorduras trans
0 g
0 g
Fibra alimentar
1,8 g
7 g
*Carob House. Disponível em http://www.carobhouse.com/produto.php?id=5 (acesso em 2 de fevereiro de 2015).
**Harald. Disponível em http://harald.com.br/docecozinha/?page_id=32 (acesso em 2 de fevereiro de 2015).

Tablete de alfarroba



Produto
Tablete de alfarroba*
Chocolate ao leite**
Quantidade
1 tablete (25 g)
1 tablete (25 g)
Valor energético
116 Kcal
131 Kcal
Carboidratos
13 g
15 g
Proteínas
0 g
1,5 g
Gorduras totais
7,7 g
7 g
Gorduras saturadas
3,7 g
4,3 g
Gorduras trans
0 g
0 g
Fibra alimentar
0 g
0 g
*Carob House. Disponível em http://www.carobhouse.com/produto.php?id=4 (acesso em 2 de fevereiro de 2015).
**Lacta. Disponível em http://www.lacta.com.br/chocolates/barras-de-chocolate/ao-leite (acesso em 2 de fevereiro de 2015).

Creme de alfarroba com avelã


Produto
Creme de alfarroba com avelã*
Creme de chocolate com avelã**
Quantidade
1 colher de sopa (20 g)
1 colher de sopa (20 g)
Valor energético
103 Kcal
105 Kcal
Carboidratos
9,9 g
11 g
Proteínas
1,3 g
1,4 g
Gorduras totais
7,1 g
6g
Gorduras saturadas
1,1 g
2 g
Gorduras trans
0 g
0 g
Fibra alimentar
0,6 g
0,8 g
*Carob House. Disponível em http://www.carobhouse.com/produto.php?id=14 (acesso em 2 de fevereiro de 2015).
**Nutella. Disponível em http://www.ferrero.com.br/nutella (acesso em 2 de fevereiro de 2015).
Minha opinião

Não existe alimento “saudável” ou “não saudável” e nem alimento que faz engordar ou emagrecer. Tudo depende do açúcar, gordura e outros ingredientes adicionados às preparações ou produtos industrializados com alfarroba ou cacau que vamos consumir e também da quantidade e frequência com que ingerimos determinados alimentos ao longo do tempo.

Em relação à comparação entre os produtos, ficou “elas por elas” – são muito semelhantes sobretudo quanto ao valor calórico e de gorduras. Apesar da alfarroba conter fibras alimentares e baixo índice glicêmico, o teor de fibras dos produtos comparados foi menor ou igual aos originais, de chocolate/cacau.

O bolo ficou fofinho, macio, úmido, muito gostoso! Repetiria a receita caso quisesse uma outra opção de sabor de bolo para lanche da tarde ou café da manhã. É docinho, perfumado, a cor lembra o chocolate, porém tem um sabor marcante, característico. Mata a vontade de comer um doce, mas, para pessoas que não têm alergias e/ou intolerâncias, acho que só o chocolate supre a vontade específica de comer o chocolate.

Muitas vezes degustar um bom pedaço de chocolate é mais prazeroso e eficiente do que tentar fugir dele! Comer uma barrinha de cereal com uma casquinha que lembra chocolate e continuar com vontade... Depois comer um biscoito integral sabor chocolate e continuar com vontade... E depois comer uma fatia de bolo de alfarroba (que parece de chocolate e tem gosto de alfarroba) e continuar com vontade... E depois... E depois... Na tentativa de “sabotar” nosso paladar podemos acabar ingerindo um monte de outras preparações que não nos satisfazem e podem ser muito mais calóricos do que comer de fato uma porção do seu chocolate favorito!

É sempre interessante ampliar nosso leque culinário. Ter opções variadas para indivíduos que têm alergias e intolerâncias, ou para quem busca melhor qualidade de vida é excelente! Mas a informação aliada ao custo/benefício deve ser considerada para não cair no conto do modismo nutricional.


E voilà! Bom domingo!