terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Corpos de modelar




Em 2014 prometi pra mim mesma que eu não ia mais perder meu tempo respondendo comentários machistas, sexistas ou de cunho preconceituoso na internet (redes sociais e blogs alheios). Ninguém está interessado na minha opinião, ela não é mais importante do que a de ninguém, ninguém pediu por ela e não ganho nada com isso. Minha opinião é minha opinião.

Mas não é por sorte e nem coincidência que tenho um blog... O nutricionista é um profissional da SAÚDE e venho me deparando com imagens, conceitos cada vez mais distorcidos que mexem muito com a percepção corporal, autoimagem e autoestima das pessoas, e isso muitas vezes afeta o comportamento alimentar e (voilà!) a saúde. Isto é muito sério.

Leio matérias e comentários sobre dieta, saúde, atividade física, “corpo perfeito” o ano todo, mas parece que as pessoas perdem o bom senso no verão! Tá certo que nunca vi um verão tão quente em toda minha vida, vai ver os recordes de temperatura mexeram com a capacidade cognitiva das pessoas (e queimaram meu pavio)...

Mês passado li algumas coisas muito positivas, cangas ao alto e mais algumas coisas que vou compartilhar hoje com vocês.  Como tudo que é bom dura pouco, essas notícias foram inundadas de preconceito e valores distorcidos.

Ano passado fiz um post sobre a iniciativa da marca sueca Åhléns City, que colocou manequins em “tamanhos e formas” reais em suas lojas. Recentemente, a marca norte-americana de lingerie Aerie convidou mulheres normais (não modelos) para divulgar sua nova coleção primavera/verão e decidiu não utilizar Photoshop para tratamento das imagens.

A marca esclareceu:

“QUERIDAS GAROTAS AERIE, achamos que é hora de mudança. Achamos que é hora de ser real e pensar real. Queremos que todas as garotas se sintam bem sobre si mesmas e sua imagem, por dentro e por fora. Isso significa CHEGA DE RETOQUES E DE SUPERMODELOS. Por quê? Porque não há motivo para retocar a beleza. Achamos que A VERDADEIRA VOCÊ É SEXY" (em tradução livre).















A pior parte foi ler alguns comentários, sobretudo masculinos – alguns rapazes “sugeriram delicadamente” que as moças comessem direito e fossem malhar! Puxa, queria ter um scanner desses que adivinhasse a dieta e o estilo de vida das pessoas só de bater o olho, isso adiantaria muito do meu tempo nas consultas!...

Atividade física e alimentação saudável sem dúvida são parte da “fórmula mágica” para a saúde, mas não transformam todas as pessoas em modelos ou fisiculturistas. Existe um potencial genético, um limite para perda de peso e ganho de massa muscular. Além disso, quem garante que modelos e fisiculturistas têm necessariamente hábitos saudáveis?

E outra coisa: onde essas moças estão “flácidas” (como sugeriram outros comentários)? Todas elas são jovens... E magras! E digo mais: pra que (ou pra quem) elas deveriam ser mais magras, ou mais musculosas? Além de “beleza” ser um conceito abstrato e subjetivo, o que isso mudaria na vida dessas mulheres? E na vida das outras pessoas?

Estamos tão seduzidos por imagens falsas, fabricadas pelo Photoshop que nos confundimos ao nos depararmos com uma imagem de verdade, com mulheres “comuns” e sem retoques.
E foi exatamente contra retoques exagerados em imagens em campanhas publicitárias que o diretor de arte português Daniel Soares resolveu protestar: ele colou barras de Photoshop nos outdoors da marca H&M!






Essa conversa me lembrou uma palestra que assisti na Faculdade de Saúde Pública da USP, ministrada pela nutricionista Fernanda Scagliusi, sobre o Photoshop. Ela começou com a foto abaixo e disse “Esta imagem tem Photoshop”. A plateia segurou o riso. Tá, demos risada... É claro, é óbvio que tem Photoshop! E ela continuou “Isto é uma imagem de uma pessoa real (Johnny Depp) que passou horas se maquiando e se caracterizando para parecer algum ser que não existe e a foto ainda foi tratada de modo com que parecesse falso”.

O ator Johnny Depp caracterizado de Chapeleiro Maluco para o filme "Alice no país das maravilhas" do Tim Burton

Antes que a gente achasse que ela estava ficando maluca ou antes que fossemos embora, ela prosseguiu e mostrou uma série de imagens que, se não fossem do Johnny Depp caracterizado de Chapeleiro Maluco, nós não conseguiríamos dizer se era real ou não. Isso não é nada engraçado.

Folheamos revistas, vemos fotos de artistas nos sites e achamos que aquilo é o normal, e que nós somos errados. Ou mais engraçado: um paparazzo tira uma foto de alguém na praia e comentamos “Nossa, Fulano tá acabado”. Não. Aquele é o verdadeiro Fulano. Aquela foto que você viu na mídia é o Chapeleiro Maluco, é o Fulano que se arrumou para a foto, que por sua vez passou por tratamento (Photoshop) pra parecer alguém que você nunca poderá ser naturalmente. Nem ele é assim de verdade...

Nosso corpo tem limitações genéticas, estruturais, não funciona como um boneco de massa de modelar que podemos deixá-lo exatamente do jeito que queremos. Pessoas têm poros no rosto! Juro! Celulite já era, a moda agora é reparar nos poros das pessoas...

As atrizes Scarlett Johansson e Kate Winslet são fotografadas sem maquiagem pelo fotógrafo Chuck Close. Elas que, antes de serem atrizes, são pessoas, e pessoas têm poros.

O cérebro de algumas pessoas parece não acompanhar o corpo. Quero dizer, na ânsia de conquistar o “corpo perfeito”, quantos continuam a se enxergar maiores ou menores do que realmente são? São poucos os casos de transtornos alimentares (a prevalência em termos de diagnóstico fechado, com exclusão nos não especificados, é relativamente baixa), mas o prejuízo e sofrimento que isso traz para o indivíduo, familiares e amigos é enorme, inestimável.

Dentre as tantas imagens com significados diversos, eu só tenho uma recomendação: questione-se!

Foto da série "Distortions" do fotógrafo André Kertész

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