sábado, 8 de junho de 2013

Mito ou Verdade? Sucos de frutas são saudáveis e podem ser consumidos à vontade?



Sucos de frutas são difundidos como símbolo da alimentação saudável. De fato as frutas são ricas em vitaminas, minerais, água e fibras alimentares, mas será que os sucos são assim tão saudáveis e pouco calóricos que podem ser apreciados sem moderação?



Quero deixar claro que não estamos falando dos sucos industrializados, de caixinha, que são cheios de açúcar, conservantes, corantes e aromatizantes... Aliás, uma pesquisa feita pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) alertou quanto à quantidade de açúcar nestes sucos e néctares industrializados: cada 200 ml (1 copo pequeno) pode ter até 20 gramas de açúcar, que corresponde a 2 colheres de sopa cheias!
 
 
Mesmo as frutas, que têm todos aqueles benefícios citados acima, não devem ser consumidas à vontade. A Pirâmide Alimentar adaptada à população brasileira preconiza o consumo de 3 a 5 porções de frutas por dia, de acordo com as necessidades de cada um. Se o consumo diário ultrapassar esta quantidade, você estará aumentando também a quantidade de carboidratos da sua dieta e aumentando também as calorias! Este aumento é ainda maior se o suco for consumido com açúcar, leite condensado ou mel.

É importante lembrar também que, em 1 copo de suco de laranja, por exemplo, não há apenas 1 laranja, mas sim de 3 a 4 unidades, ou seja, 3 a 4 porções de frutas! Isto significa que você acabou de “gastar suas fichas” de frutas do dia com 1 único tipo de fruta, no caso, a laranja! Seria interessante atingir a recomendação com frutas diferentes, pois cada uma tem quantidades e/ou tipos diferentes de nutrientes. A laranja, assim como a goiaba e a acerola, é rica em vitamina C. Já as frutas de pigmento alaranjado, como o mamão, manga e melancia, são fontes de vitamina A.

   
Além disso, quando coamos o suco, eliminamos as fibras alimentares, que são importantes para o controle de peso (aumentam a sensação de saciedade), auxiliam na redução do colesterol, controlam a glicemia (açúcar no sangue) e melhoram o funcionamento do intestino.
 
Portanto, a melhor opção é comer as frutas, com casca e bagaço quando possível, e distribuídas em refeições e/ou lanches intermediários diferentes.

Carmen Miranda: "Eu já sabia!"
 
Dicas:

  • Se optar pelo suco de frutas, procure liquidificar/espremer apenas 1 fruta, no máximo 2, por porção (copo) e complete o restante com água, gelo ou água de coco.

  • No caso das vitaminas, limite-se ao número de frutas citado e substitua o leite integral, que têm muita gordura, pelo leite desnatado, iogurte desnatado ou bebida à base de soja com baixo teor de gordura e fortificado com cálcio.

  • Dê preferência ao consumo do suco natural, sem adicionar açúcar, leite condensado ou mel.


Referências:

Idec. Menos saudáveis do que parecem [periódico na Internet]. 2010 Fev [acesso em 2013 maio 8]. Disponível em: http://www.idec.org.br/em-acao/revista/140/materia/menos-saudaveis-do-que-parecem.
Philippi, ST et al. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 12,  n. 1, abr.  1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário