terça-feira, 17 de setembro de 2013

Atleta de sofá




Há algum tempo, antes mesmo da criação do blog, ouvi no rádio uma notícia curiosa: “assistir a filmes de terror queima cerca de 200 calorias”. Lembrei da notícia, no mínimo engraçada, depois de ir ao cinema neste fim de semana.

Está curioso(a)? Pois aí vai:

Segundo pesquisadores da Universidade de Westminster, assistir a 90 minutos de filmes de terror gasta cerca de 113 Kcal que equivale a 30 minutos de caminhada.

Eles analisaram o gasto energético de 10 indivíduos que assistiram a 10 filmes de terror. Para isso, eles monitoraram os batimentos cardíacos, o consumo de oxigênio e produção de dióxido de carbono.  O estudo concluiu que a adrenalina foi responsável pelo aumento do gasto energético, e que o medo também acelera a frequência cardíaca.

Richard Mackenzie, especialista em metabolismo celular e fisiologia da Universidade de Westminster, explicou: "Como o pulso acelera e o coração bombeia sangue mais rapidamente, o corpo libera muita adrenalina. É isso o que acontece durante curtos períodos de estresse intenso (ou, neste caso, causado por medo), que é responsável por diminuir o apetite, aumentar a taxa metabólica basal e gastar, por fim, mais calorias”.

O filme que promoveu maior gasto energético foi “O Iluminado”, seguido pelo “Tubarão” e “O Exorcista”. Veja a lista completa:

1. O Iluminado: 184 calorias

 
2. Tubarão: 161 calorias 


3. O Exorcista: 158 calorias 


4. Aliens, O Resgate: 152 calorias

5. Jogos Mortais: 133 calorias 

6. A Hora do Pesadelo: 118 calorias 

7. Atividade Paranormal: 111 calorias 

8. A Bruxa de Blair: 105 calorias 

9. O Massacre da Serra Elétrica: 107 calorias 

10. [REC]: 101 calorias
  
A notícia é do site The Telegraph.

Assistir a filmes de terror pode ser muito divertido, principalmente quando todos os seus amigos aparecem para assistir junto! Mas pra quem se animou com a ideia de trocar a academia ou as atividades programadas em casa ou ao ar livre por uma sessão cinema, pode tirar o cavalinho da chuva!

É evidente que a adrenalina aumenta o gasto energético, mas não temos dados suficientes para concluir muitas coisas. O número de participantes é pequeno (apenas 10 indivíduos participaram da pesquisa) e não sabemos nada a respeito do sexo, idade ou preferências dos participantes. Será que indivíduos jovens curtem mais este tipo de filme, se envolvem mais com as cenas e liberam uma descarga maior de hormônio do que um indivíduo mais velho ou o contrário? Mulheres se impressionam mais ou menos que homens?

A adrenalina foi responsável pelo aumento do gasto energético neste estudo. Porém, durante a atividade física liberamos muitos outros hormônios que não só aceleram o metabolismo e estimulam o crescimento e renovação celular, mas também proporcionam sensação de bem estar, que é o caso da endorfina.

 
 
Vale ressaltar que o gasto energético durante a atividade física é maior, uma vez que uma caminhada de 30 minutos equivale ao triplo, 90 minutos, no sofá, assistindo ao filme. Sem contar que nosso corpo continua a gastar energia depois da atividade física, e muitas pessoas, durante o filme, costumam comer o balde de pipoca regada na manteiga, o balde de refrigerante, chocolates, balas, algodão doce, chiclete, pirulito... Que ultrapassam a quantidade de energia gasta durante o filme.

 
A atividade física liberada por um médico e orientada por um educador físico é a melhor maneira de melhorar o condicionamento físico, a força e a flexibilidade. Além disso, reduz os riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, previne a osteoporose, reduz o stress e contribui para o bom humor, melhora a memória e a coordenação motora, auxilia no gasto energético e na perda de peso, melhora a autoestima, dentre muitos outros benefícios.


 
Atleta de sofá, só que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário