quinta-feira, 24 de julho de 2014

Comidinhas de inverno: vegetais



Vegetais?!




Vegetais, ora!

Se você deixa de comer verduras e legumes só porque esfriou, está acostumado a comer a alface e o tomate de sempre, acha que as hortaliças só servem pra fazer salada, sopa ou serem cozidas no vapor, está na hora de variar o repertório!

Qualquer pessoa que diz que não gosta de comer verduras e fica nessa monotonia precisa ser compreendida, afinal, ninguém aguenta comer a mesma coisa por muito tempo! E nem é saudável. Para ingerir diariamente todos os nutrientes de que o corpo precisa é necessário variar o consumo dos alimentos. A cor pode ser um bom indicativo – quanto mais cores houver no prato, maior a chance de consumir vitaminas e minerais diferentes.

No inverno sentimos mais fome porque precisamos ingerir mais calorias para manter nosso corpo aquecido (já falei sobre isto aqui). Chocolates, queijos e afins tornam-se especialmente mais apetitosos. Em seguida, geralmente vem a célebre frase “tudo que é bom engorda” – devo interpretar que as verduras estão na categoria “alimentos ruins que emagrecem”? Prefiro deixar pra lá e esperar o veredito no final do post.

Uma preparação quentinha, saborosa, bem temperada, colorida pode ser mais atrativa. Fiz uma seleção de 10  pratos principais ou acompanhamentos excelentes para os dias frios. 

Que tal experimentar?

"Ravioli" de abobrinha recheado com ricota, espinafre e molho de tomate com manjericão

Batatas doces assadas, recheadas com couve, alho, cebolinha, ricota, queijo de cabra e pimenta do reino

Espinafre gratinado com cebola, queijos e pimenta do reino

Fritada de vegetais (ovos, espinafre, tomate, queijo e pimenta)

Macarrão tipo farfalle com aspargo, ervilha, espinafre, ricota, parmesão, limão, menta e amêndoas

Batatas assadas e recheadas com brócolis, cheddar e bacon

Macarrão ao molho de berinjela, tomates e cebola

Pão (ou torrada) com brócolis, abacate, broto de alfafa, ovo pochê e pimenta do reino

Cogumelo do tipo "Portobello" recheado com cream cheese, ricota, espinafre e tomate

"Pizza" com massa de couve-flor e recheio de ricota, tomate, cebola roxa, pimentão, azeitonas pretas e salsinha. Lembra muito aquela receita que postei aqui, lembra?

"Fome de quê?" quer saber: Qual a sua receita?

Fonte:

The Hunffington Post. 100 times vegetables were the most delicious thing on the table. [acesso em 2014 Jul 22]. Disponível em: http://www.huffingtonpost.com/2014/06/17/vegetable-recipes_n_5499125.html?ncid=fcbklnkushpmg00000063

The Hunffington Post. 41 sneaky ways to eat more vegetables (with recipes!). [acesso em 2014 Jul 22]. Disponível em: http://www.huffingtonpost.com/2014/06/17/vegetable-recipes-eat-your-veggies_n_5493299.html?ncid=fcbklnkushpmg00000063

Um comentário: