terça-feira, 12 de novembro de 2013

Receita: Macarrão de verão – Pasta Alla Checca




No último post mostrei que existem muitos ingredientes frescos na culinária italiana e que ela não se resume a macarrão! Também mostrei opções mais leves de molhos e massas.

A receita de hoje, típica italiana, é muito apreciada no verão, pois o molho não é cozido – os tomates frescos são marinados com outros ingredientes, ótima para servir nos dias quentes que estão por vir!

É um prato fresco, leve, de baixa caloria, que fornece carboidratos, fibras, proteína, gordura de boa qualidade, cálcio, vitaminas do complexo B e vitamina A.

Ingredientes:

  • 1 pacote de macarrão integral (500 g)
  • 9 mozzarellas de búfala grandes (aproximadamente 500 g) cortadas em 4
  • 3 caixinhas (aproximadamente 500 g) de tomate uva cortado em 4 ou ao meio
  • ½ xícara de azeite de oliva extravirgem
  • 4 dentes de alho sem casca, picados
  • Folhas de manjericão fresco
  • Pimenta do reino em pó a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Como o molho não vai ao fogo, o primeiro passo é higienizar bem os tomates e as folhas de manjericão utilizando água corrente, deixando-os de molho na água clorada pelo tempo indicado e enxaguando novamente em água corrente. Também vale a pena remover a sujidade da casca dos dentes de alho na água corrente porque pode sujar e contaminar o alho ao descascá-lo. Seque bem os ingredientes.


Em um recipiente de vidro com tampa junte os tomates picados, o alho picado, as folhas de manjericão, tempere com sal e pimenta a gosto, regue com o azeite extravirgem e misture. Tampe e leve à geladeira por cerca de 8 horas.





 

Na hora de servir, ferva a massa integral em água salgada até o tempo indicado na embalagem. Utilizei espaguete, mas você pode fazer com a massa de sua preferência e acesso.

Escorra a massa e coloque-a novamente na panela. Adicione o molho que ficou marinando na geladeira e junte as mozzarellas picadas (que irão derreter com o calor da massa). Sirva.

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 40 minutos

A vantagem da massa integral é que é fonte de vitaminas do complexo B e fibras naturalmente presentes na casca do trigo e que são retiradas no processo de refinamento no macarrão comum (branco).

 
As fibras além de contribuírem para o controle do açúcar no sangue e auxílio na diminuição do colesterol, conferem saciedade – você se sentirá satisfeito com uma menor quantidade e demorará mais tempo para sentir fome novamente, o que contribui para a perda ou manutenção do peso.

O tomate é rico em licopeno, um carotenoide precursor da vitamina A que dá a cor aos vegetais e animais, têm função antioxidante, protege a pele contra a radiação solar ultravioleta (UV) e auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de próstata, por exemplo.

Fresca, perfumada e cheia de benefícios... Não tem como não gostar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário