quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Organizando a geladeira




Toda vez que aconselho alguém a modificar alguma coisa da sua casa sinto-me retraída, pois mudar antigos hábitos é difícil, sobretudo quando dizem a célebre frase “eu sempre fiz assim, minha mãe fazia assim, minha avó fazia assim e nunca ninguém morreu!”. É claro que cada um tem o direito de cozinhar e organizar a geladeira do jeito que quiser, mas a partir do momento que meus cuidados como nutricionista (não mais como Thaís) são requeridos, eu preciso me apoiar em evidências para melhor orientar e esclarecer as dúvidas.

Saber organizar a geladeira é importante por vários motivos: o primeiro é que alimentos são feitos de matéria orgânica, são vivos, repletos de água e nutrientes, portanto podem ser veículos de bactérias, vírus e fungos que causam doenças. É importante salientar que comida contaminada não tem necessariamente cheiro e/ou aspecto ruins! Além disso, a conservação adequada evita desperdícios e consequentemente reduz os gastos.

Além de prevenir doenças, uma geladeira organizada pode auxiliar na manutenção da saúde, facilitar a alimentação do dia a dia e estimular hábitos saudáveis por incentivar a ingestão de frutas, verduras e legumes.

1. Limpeza

De nada adianta ter um potinho lindo que você ganhou no chá de panelas ou manter a organização se sua geladeira estiver suja. Periodicamente esvazie sua geladeira, desligue-a da tomada e lime-a com detergente neutro, água fria e a utilização de uma esponja macia.

2. Primeira prateleira/gaveta (de cima para baixo)

A temperatura da parte de cima da geladeira são mais baixas (frias) do que da parte de baixo. Por isso colocamos em cima os alimentos que estragam mais rápido.
Neste compartimento coloque: carnes (carne bovina, peixe, frango, de porco...) e embutidos (salame, presunto, peito de peru, mortadela...).

3. Segunda prateleira

Ainda pensando que as baixas temperaturas conservam bem os alimentos, coloque: leite, derivados do leite (queijos, iogurtes, requeijão, manteiga...), sobras de alimentos (arroz, feijão, massas, legumes...) e ovos.

 
Pois é, ovos! Apesar de muitas geladeiras conterem compartimento para ovos na porta, não coloque-os ali, pois o ato de abrir e fechar a geladeira várias vezes ao dia promove a variação de temperatura, que prejudica a boa conservação dos ovos. Além disso, com a movimentação da porta, podem rachar. Nunca lave-os antes de guardar na geladeira, pois isso destrói a membrana natural dos ovos e deixam-nos porosos e susceptíveis à entrada de micro-organismos. Lave-os apenas antes de consumir.

4. Terceira prateleira

Nesta prateleira coloque: doces, sobras de alimentos e enlatados que foram abertos. Nunca guarde os enlatados abertos diretamente na lata – coloque em um recipiente de vidro ou plástico com tampa.

 
5. Quarta prateleira/gaveta

Deixamos aqueles alimentos que costumam durar mais tempo e/ou que são mais sensíveis embaixo. Sendo assim, reserve as partes de baixo para as frutas, verduras e legumes.
Deixá-los higienizados, secos e picados em recipientes como expliquei aqui pode ajudar na preguiça de incluir estes alimentos no dia a dia.


 
6. Porta

Coloque na porta os líquidos e temperos: água, sucos, vinagre, alimentos em conserva (vidro), molho à base de tomate, mostarda...

7. Dicas gerais

  • Evite guardar alimentos em recipientes sem tampa ou descobertos. Além do risco de contaminação a geladeira e sua comida podem ficar com odor/sabor desagradáveis. Se desejar acondicionar um prato de comida na geladeira, por exemplo, cubra-o com filme plástico. O mesmo se aplica para qualquer recipiente que não tenha tampa.
  • Guarde as sobras de alimentos ainda quentes para evitar o crescimento de micro-organismos. Lembre de cobrir/tampar cerca de 1 hora depois.
  • Para guardar sobras, principalmente se for aquecer no próprio recipiente, refira os de vidro ou de plástico sem Bisfenol A (BPA). O BPA é utilizado na fabricação de alguns plásticos e está relacionado a alguns tipos de câncer e desenvolvimento de obesidade.

Este é apenas um guia. Se a sua geladeira tiver mais ou menos prateleiras e gavetas, tente manter esta ordem, pensando no tipo de alimento e lembrando das temperaturas.

Referência:

Portaria CVS-5, de 9 de abril de 2013. Aprova o regulamento técnico sobre boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação. Disponível em: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/up/PORTARIA%20CVS-5_090413.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário