terça-feira, 25 de junho de 2013

Mito ou Verdade? Refeições líquidas, como sopas, são sempre menos calóricas?




O inverno já chegou e com ele vem aquela vontade de tomar uma sopa bem quentinha... Uma refeição quente pode ser bem aconchegante e acolhedora após um longo dia de trabalho ou mesmo em um fim de semana preguiçoso...

Mas será que é verdade que sopas são menos calóricas do que preparações sólidas?
Em primeiro lugar é muito complicado generalizar, pois tudo dependerá da quantidade que será ingerida (elementar, meu caro Watson!) e dos ingredientes da sopa e da refeição sólida com a qual estamos comparando. Um prato de canja rala, por exemplo, é evidentemente menos calórica que um refratário de lasanha.

Mas pode ser o contrário... Sopas à base de creme de leite, queijos, com carnes gordas, amido de milho (maisena) ou farinha costumam ser bastante calóricas.

Além disso, sopas muito ralas ou muito trituradas/liquidificadas, como as sopas-creme, reduzem ou eliminam a mastigação, uma das etapas que contribui para a sensação de saciedade. Você pode sentir fome mais cedo do que se tivesse ingerido uma refeição sólida equilibrada e ainda pode passar o resto do dia beliscando ou exagerar na próxima refeição!

Portanto, aposte na qualidade da alimentação e em pedaços maiores. Se o intuito é fazer uma refeição menos calórica, nutritiva e que te satisfaça por mais tempo, sopas com legumes em pedaços (cenoura, chuchu, acelga, abobrinha, alho-poró, cebola, brócolis, abóbora...), tubérculos (batata, mandioquinha) ou macarraozinho, carnes magras e em cubos, claras de ovos cozidas ou tofu são as melhores opções. Feijões, ervilha, lentilha e outros alimentos, como alcachofra e cogumelos, também são muito bem-vindos!


Referência:

Philippi, ST. Fatos e mitos na vida de quem quer emagrecer de forma saudável. In: Philippi, ST et al. A dieta do bom humor/faça escolhas inteligentes e coma de tudo a vida toda. 2ª edição. São Paulo: Panda Books; 2006. P.63-70.

2 comentários: