quinta-feira, 22 de agosto de 2013

De olho no rótulo dos alimentos – Suco, néctar ou refresco?



 Você decide cuidar mais da sua alimentação, prestar mais atenção nos rótulos dos alimentos, e começa pelo óbvio, o que parece ser discurso de toda nutricionista: para ter uma alimentação mais saudável, dizem que precisamos comer de 3 a 5 porções de frutas por dia.

Mas ao invés de comprar as frutas, prefere passar na seção de bebidas primeiro. Eis que você entra no supermercado e fica empacado(a) logo na primeira gôndola! Daquilo que você sempre achou que fosse simplesmente “suco” de repente vira “SUCO”, “NÉCTAR” e “REFRESCO”, e o mais impressionante, tudo com a mesma “cara de suco”!

A primeira consideração que preciso fazer é que, devemos sim respeitar a recomendação diária para o consumo de frutas, mas principalmente “in natura” e, quando possível, com casca e/ou bagaço. Se estes produtos são comercializados no mercado, são industrializados, e têm um prazo de validade grande, é porque “naturais” eles não são. Quantas vezes a sua mãe ou sua avó já não te disse “Vem tomar logo esse suco, senão vai ficar choco”?

A outra é que, para um indivíduo saudável, nenhum alimento é proibido. A ingestão ocasional e moderada de alimentos e/ou bebidas é completamente aceitável dentro do que podemos chamar de “alimentação saudável”.

Então vamos às diferenças:

SUCO
Segundo determinação do Ministério da Agricultura, é composto por 100% de fruta, não pode ter corantes ou aromas artificiais e a quantidade máxima de açúcar adicionada é de 10%.

NÉCTAR
Já o néctar contém de 20 a 30% de fruta e o restante é composto por água potável, açúcar e aditivos como corantes e conservantes.
Em julho deste ano o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decidiu aumentar o teor de fruta dos néctares de laranja e uva de 30 para 50% até 2015.

REFRESCO
O refresco contém menos fruta ainda: de 5 a 20%, e também pode conter aditivos como corantes e conservantes.

Resumindo...


Em caso de dúvidas, já comentei sobre sucos anteriormente aqui.

E chega de refresco de laranja que parece de limão e tem gosto de tamarindo...


Referências:

Ministério da Agricultura. Suco, néctar, refresco e refrigerante têm porcentagens diferentes de fruta: Apenas líquido extraído da fonte, sem adição de água, pode ser chamado de suco [Internet]. [acesso em 2013 Aug 21]. Disponível em http://www.agricultura.gov.br/vegetal/noticias/2010/10/suco-nectar-refresco-e-refrigerante-tem-porcentagens-diferentes-de-fruta

Ministério da Agricultura. Mapa e setor produtivo fecham acordo sobre aumento de teor de suco em néctar: A negociação foi realizada em audiência pública com participação de todos os segmentos das cadeias produtivas da uva e da laranja [Internet]. [acesso em 2013 Aug 21]. Disponível em http://www.agricultura.gov.br/vegetal/noticias/2013/07/mapa-e-setor-produtivo-fecham-acordo-sobre-aumento-de-teor-de-suco-em-nectar

Nenhum comentário:

Postar um comentário