quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Termo o quê? Alimentos que aceleram o metabolismo




Você já se perguntou por que sentimos mais fome no inverno? E que além de comer mais, sentimos vontade de comer alimentos mais calóricos e/ou gordurosos? Quem nunca se entregou ao tradicional fondue no inverno? E a massa gratinada aos 4 queijos?... O chocolate quente?...

Nos dias mais frios comemos mais porque também gastamos mais energia para manter a temperatura do nosso corpo constante. Apesar disso, aqui no Brasil isto não se aplica muito, uma vez que são poucos os dias de baixas temperaturas, que são insuficientes para que haja uma adaptação do nosso metabolismo. Já nos países frios, esta adaptação ocorre sim.

Um fato curioso é que, para os europeus, o inverno era um período no qual as pessoas precisavam estocar alimentos para não passar fome, e como no Brasil há uma miscigenação de vários povos, talvez esta característica cultural tenha se instalado.

Woodpecker Polka (A Polka do Pica-Pau), episódio de 1951
Independentemente dos motivos, o que fazer para se manter aquecido e satisfeito no inverno sem extrapolar na gordura e nos açúcares? Uma das sugestões que deixo aqui são os alimentos termogênicos!

Comer gasta calorias. Todos os alimentos gastam energia (calorias) ao serem digeridos. Porém, os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam maior dificuldade em ser digeridos, ou seja, dão mais trabalho à digestão, e por isso faz com que nosso corpo gaste mais energia para completar a digestão. O resultado disso é o aumento do metabolismo, o aumento da temperatura corporal, aumento do gasto energético (calórico) e aumento da queima de gordura.

Mas cuidado com as expectativas! O modo mais eficaz de aumentar o gasto energético é a atividade física. A energia gasta com a digestão dos alimentos representa de 10 a 15% de todas as calorias que gastamos por dia! Isto representa aproximadamente de 200 a 300 Kcal, ou seja, não dá para esperar milagres e estes alimentos ou bebidas não podem ser utilizados como desculpas para enfiar o pé na jaca.

Os alimentos termogênicos devem ser incluídos no nosso dia a dia como parte de uma alimentação variada, equilibrada e podem ser aliados na tentativa de manter o peso e corpo aquecido no inverno.

Mas quais são os alimentos termogênicos?




Canela: em pó ou pau, é utilizada em preparações doces, polvilhada em frutas, bebidas quentes (chá, leite, cappuccino) e no tempero de carnes.

Gengibre: muito utilizado em bebidas quentes (chás), sucos de frutas, sopas e tempero em preparações doces ou salgadas. 


Pimenta vermelha, mostarda e vinagre de maçã: podem ser utilizados para temperar saladas, carnes, entradas e aperitivos.


Acelga, aspargos, couve e brócolis: podem ser consumidos no vapor, grelhado, cru, refogado, como ingrediente principal ou coadjuvante de preparações. Fazem parte da Pirâmide Alimentar adaptada à população brasileira, cuja recomendação de consumo atual para verduras e legumes é de 3 porções por dia.


Laranja e kiwi: são frutas ricas em vitamina C e também fazem parte da Pirâmide Alimentar adaptada à população brasileira, cuja recomendação de consumo atual para frutas é de 3 porções por dia. Podem ser consumidas em sucos, saladas, e in natura (cruas). Quando optar por consumir a laranja crua, procure ingerir com o bagaço, que é rico em fibras e auxilia na redução do colesterol e na manutenção dos níveis de açúcar no sangue (glicemia).


Café, chá verde, guaraná e cacau: são comumente consumidos em bebidas energéticas quentes ou frias ou em preparações como o chocolate. Vale lembrar que quanto maior o teor de cacau no chocolate, menos gordura e açúcar ele tem e mais cacau e mais substâncias antioxidantes, que estão relacionadas na prevenção de doenças do coração. No mercado você irá identificar este chocolate pelos dizeres “meio amargo”, “dark” (escuro, em inglês), “X% de cacau”. Lembrando que a recomendação de açúcares e doces para pessoas saudáveis é de no máximo 1 porção por dia que, no caso do chocolate é de até 25g (4 quadradinhos) por dia. 


Linhaça e peixes de água fria (salmão, atum, sardinha, bacalhau): são ricos em ômega 3, que, como dissemos aqui, são gorduras que estão associadas a redução dos triglicérides e prevenção de doenças do coração, quando consumidas com moderação, 1 porção por dia.

 
Algumas orientações importantes:

  • Procure não consumir estes alimentos/bebidas próximo do horário de dormir. Como são estimulantes, podem provocar dor de cabeça e insônia.
  • Com o aumento do metabolismo, os batimentos do coração ficam mais acelerados e a tireoide também trabalha mais rapidamente. Por isso, estes alimentos/bebidas devem ser consumidos com cautela ou evitados em caso de pressão alta, problemas cardíacos e hipertireoidismo. Também devem ser evitados por gestantes, mães que estejam amamentando, pessoas com problemas de estômago e/ou intestino e algumas doenças de pele (psoríase, rosácea).
Cena do filme "The Shinning" (O Iluminado)
 “Só quero que você me aqueça nesse inverno e que tudo mais...” Ah, deixa pra lá!

Referências:

Cardoso J, Martins J, Benites J, Conti T, Sohn V. Uso de alimentos termogênicos no tratamento da obesidade. [Internet]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Curso de Nutrição; 2010 [acesso em 2013 Jul 29]. Disponível em: http://www.nutricritical.com.br/core/files/figuras/file/Trabalho%20termog%C3%AAnicos%20Estag%20C%C3%A1ssia.pdf

Philippi, ST et al. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 12,  n. 1, abr.  1999.

Sociedade Brasileira de Cardiologia. IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Arq Bras Cardiol [periódico na Internet]. 2007 Apr [acesso em 2013 Jul 30];88(1Supl.1):2-19. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abc/v88s1/01.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário