segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Mito ou Verdade? Beber cerveja dá barriga?




Este post é um pedido de alguns rapazes que deixaram comentários aqui no blog! Confesso que fiquei muito na dúvida a respeito do veredito!... Antes que saiam por aí espalhando pra todo mundo que “a nutri disse que tá liberado”, vou ter que afirmar uma coisa e fazer as devidas ressalvas, certo?

 
Bebidas alcoólicas em geral são calóricas porque o álcool fornece 7 Kcal/g, que é mais do que os carboidratos e as proteínas (que fornecem 4 Kcal/g). A cerveja é tão ou menos calórica do que outras bebidas, como vinho, whisky, vodka, cachaça, coquetéis, etc.

Como já dissemos aqui e aqui no blog, não existe um nutriente específico que contribua para o ganho de peso, mas o consumo excessivo de calorias (ingestão maior que o gasto) promove sim o ganho de peso. Porém, o acúmulo de gordura é generalizado, ou seja, engordamos por inteiro. A mesmo coisa acontece quando fazemos atividades aeróbicas para emagrecer – não conseguimos perder só a barriga, a perda de gordura também acontece no corpo todo.

Porém, algumas pessoas tendem a acumular a gordura no abdome. Isto é mais comum em homens, mas algumas mulheres também acumulam gordura na região abdominal. Parte disto quem determina é a genética.

Outra coisa a ser considerada é que muitas vezes, junto com o consumo das bebidas alcoólicas, há o hábito de petiscar salgadinhos e frituras cheios de gordura que somadas às calorias das bebidas pode contribuir para o ganho de peso, e sódio, que em excesso retém líquidos.

Além da questão das calorias, a cerveja é uma bebida fermentada e seu consumo pode levar à produção de gases e uma consequente barriguinha. Mas este desconforto é passageiro.

Portanto... Considerando o consumo moderado, de todas as bebidas alcoólicas (não só a cerveja) e os demais pontos levantados, trata-se de um


No entanto, isto se aplica para quem bebe álcool em grandes quantidades e frequência.

A gordura que ganhamos ao ingerir calorias em excesso é acumulada sob a pele e é relativamente fácil de perder. No entanto, ingerir bebidas alcoólicas em excesso eleva os níveis de triglicérides no sangue e isso favorece o acúmulo de gordura visceral abdominal.

Além disso, a longo prazo podem aparecer problemas no fígado, como hepatopatia, hepatite alcoólica e cirrose. Estas condições frequentemente levam à desnutrição e causam ascite, acúmulo de líquido no abdome.

Ascite
 
Referência:

Hasse JM, Matarese LE. Terapia Nutricional para Distúrbios do Fígado, Sistema Biliar e do Pâncreas. In: Mahan LK, Escott-stump S. Krause: Alimentos, Nutrição & Dietoterapia. 11ªed. São Paulo: Roca; 2005. P.704-30.

Um comentário: