quinta-feira, 16 de maio de 2013

Comendo fora de casa: E agora? Buffet/Quilo/Self Service



Esse é o primeiro post de uma sequência que pretende orientar e ajudar você a fazer as melhores escolhas para a sua saúde quando o assunto é comida fora de casa.

Uma pesquisa realizada em 2011 mostrou que cerca de 65,3% dos brasileiros alimentam-se cotidianamente fora de casa, e essa estatística gera motivo de sobra para dúvidas: onde/o que/quanto devo/posso/quero comer?

Não custa nada repetir que não existe certo e errado, alimento bom (“do bem”) ou ruim (“do mal”). O que importa é a quantidade e frequência com que consumimos ou deixamos de consumir determinados alimentos. O texto também não leva em consideração a vontade do leitor (ora, se o dia pede peixe, vá de peixe!), mas procura direcionar as escolhas para aqueles que precisam se alimentar fora de casa com frequência e se preocupam com a saúde.

Os restaurantes que oferecem buffet por peso podem ser uma ótima opção, pois oferecem grande variedade de preparações.

Dica 1: Planejamento. Ainda antes de pegar o prato, olhe todas as preparações, quentes e frias. Isso evita que você pegue muitos alimentos do mesmo grupo, semelhantes (tipo arroz, batata e macarrão) e evita exageros.


Dica 2: Comece pelas verduras e legumes. Preencha 50% (metade) do seu prato com salada de folhas variadas e legumes crus ou cozidos. Esses alimentos contém vitaminas e minerais, importantes para a manutenção da saúde e prevenção de doenças, fibras, que dão saciedade, e poucas calorias. Assim você come um volume maior de alimentos, não sente fome e ainda não extrapola no valor energético da refeição.


Dica 3: Preencha ¼ do prato (a metade da metade que sobrou) com alimentos fonte de carboidratos (arroz, macarrão, batata, mandioca, milho). Dê preferência aos integrais. Prefira as preparações assadas, cozidas, molho vermelho e evite frituras, molho branco e preparações gratinadas.

Dica 4: Complete o prato (o último ¼ restante) com os alimentos fonte de proteínas vegetais e animais. Dos vegetais temos os feijões, ervilha, grão de bico, soja e dos animais, os ovos e as carnes (boi, frango, peixe, porco). Prefira as carnes magras e sem a capa de gordura e/ou sem a pele. Evite as preparações fritas, à parmegiana e gratinadas.

Fonte: Meu Prato Saudável

Fonte: Meu Prato Saudável

Fonte: Meu Prato Saudável

Dica 5: Deixe a sobremesa pra depois. Muitos restaurantes colocam as sobremesas antes dos pratos salgados, o que é uma tentação, uma vez que estamos famintos, ávidos por energia. Faça seu prato, mastigue devagar. Caso deseje, volte para buscar a sobremesa. Dê preferência a frutas ou salada de frutas. Se a vontade de comer um doce for maior, saboreie sua sobremesa! Pessoas saudáveis podem comer uma porção de doce por dia. Prefira os pedaços menores, caso já venham cortado, divida com alguém, ou opte por embalagens individuais que geralmente ficam perto da saída ou do caixa (bombom, tabletes de 4 quadradinhos de chocolate), etc.


Referência:

CRN3. Alimentação fora do lar. Revista do Conselho Regional de Nutricionistas [periódico na Internet]. 2012 Jun [acesso em 2013 maio 16]; ano 2(3):[aproximadamente 5 p.]. Disponível em http://www.crn3.org.br/atualidades/revistas/arquivos/crn3_03.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário