Ellen DeGeneres, apresentadora, e Mike Jeffries, CEO da Abercrombir & Fitch |
Há algum tempo eu estava separando um
material para escrever sobre este assunto, mas acredito que com a última
polêmica envolvendo o CEO da Abercrombie & Fitch e a apresentadora Ellen
DeGeneres, o raciocínio fica completo.
A loja de departamento sueca Åhléns City causou polêmica ao expor manequins de tamanhos reais em suas lojas. As fotos foram tiradas por celular em 2010 pela sueca Rebecka mas só tornaram-se virais na internet por volta de março deste ano.
A troca de manequins tamanho 0 (equivalente ao 32 no Brasil) pelos de tamanho 6 e 10 (38 e 42, respectivamente) provocou reações diversas: muitos gostaram da iniciativa e apoiaram (foi criado até um site para debate e informações sobre o assunto), outros acharam que esta troca incentivaria a obesidade.
Agora me pergunto: onde uma pessoa que veste 38 ou 42 é gorda, ou “plus size”? Onde isto é obesidade? Onde supervalorizar a magreza “combate” a obesidade? Ora, com exceção desta loja sueca especificamente, lojas do mundo todo mantém os esquálidos manequins e, no entanto, a obesidade não parou de aumentar!
É sabido que a discriminação de pessoas obesas, na mídia, no ambiente de trabalho, familiar e até por profissionais da saúde, causa sofrimento, prejuízo psicológico e adivinha? Obesidade. Não, não é criticando, ridicularizando, oprimindo (por meios de manequins de loja ditados por um determinado ideal de beleza) que se trata a questão da obesidade.
Além disso, o culto ao corpo excessivamente magro pode gerar insatisfação corporal, a busca por um peso não saudável e até transtornos alimentares em indivíduos geneticamente propensos. Claro que existem pessoas naturalmente magras, mas querer forçar o corpo para chegar em um tamanho que se encaixe em uma calça tamanho 32 já é ir longe demais... Este número veste pessoas com 56 cm de cintura e 81 cm de quadril, ou seja, as medidas correspondentes às de uma criança de 8 ou 9 anos!
Para acalorar a discussão, recentemente a apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres criticou a decisão do CEO da marca de roupas Abercrombie & Fitch, popular entre os adolescentes, de retirar peças “plus size”, ou seja do tamanho 10 em diante, de circulação. A explicação, pasmem, não poderia ter sido pior: ele alegou que a marca visa jovens atraentes, cheios de amigos, e que ninguém que veste tamanho maior que 42 é bacana suficiente para fazer compras na Abercrombie & Fitch”!
A reação da apresentadora foi o trocadilho “Oh Fitch, please!” (entre a palavra “bitch”, vadia, e o nome da marca). Ellen fez questão de mostrar a maior camiseta comercializada na loja, tamanho 42, e comparou à “menor”, retirando uma miniatura de seu bolso, e disse “este é quem eles querem que façam compras lá”. Ela ainda levantou a questão das numerações pequenas e brincou com o que seria o tamanho 00 (menor que o 0!) dizendo “querido, esse jeans deixa meu bumbum invisível?”.
Não encontrei legendado, mas o vídeo completo em inglês pode ser visto aqui:
Não vou emagrecer para caber na sua mente pequena (em tradução livre) |
Referência:
Yale Rudd Center. Wheight Bias & Stigma
[Internet]. [acesso em 2013 maio 21]. Disponível em
http://www.yaleruddcenter.org/what_we_do.aspx?id=10
Parabéns pelo ótimo trabalho!
ResponderExcluirGostei particularmente do último parágrafo: "Peso não diz muito a respeito da saúde de uma pessoa. Mas os hábitos alimentares e o estilo de vida certamente sim."
Abraço
Obrigada, Thiago!
ExcluirAbraço