segunda-feira, 15 de abril de 2013

Por falar em carboidratos (à noite)...





(Imagem: Recriação da obra "A persistência da memória", de Salvador Dali, feita pela artista Ida Frosk para o projeto "Art Toast")

Desmitificamos aqui a questão de comer ou não carboidratos à noite.

E falando nisso, um estudo israelense publicado em dois artigos contínuos (aqui e aqui) parece ter derrubado este mito de uma vez por todas.

O pesquisador Zecharia Madar que conduziu a pesquisa explicou que estudos com muçulmanos no Ramadã, período do ano em que jejuam durante o dia e ingerem grandes quantidades de alimentos à noite, sobretudo os ricos em carboidratos, mostraram uma modificação na curva de secreção de leptina. A leptina, por sua vez, é um hormônio relacionado ao controle do apetite.

Com base nestas pesquisas, decidiu-se randomizar 78 policias com excesso de peso em 2 grupos: um grupo seguia uma dieta de 1300 a 1500 Kcal/dia e distribuía os alimentos fonte de carboidratos ao longo do dia, e o outro seguia também uma dieta de 1300 a 1500 Kcal/dia, mas concentravam os alimentos fonte de carboidratos no período da noite.

As duas dietas eram compostas pelas mesmas quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras e energia (valor calórico). Os participantes do estudo seguiram a dieta proposta por 6 meses.

Os resultados foram surpreendentes: os policiais que ingeriam mais carboidratos à noite perderam 27% mais peso e sentiram-se mais saciados do que os policiais que ingeriam carboidratos ao longo do dia.

Essas alterações na saciedade têm a ver com uma modificação da secreção de leptina (hormônio responsável pela saciedade), assim como os estudos feitos com muçulmanos no Ramadã, e também com uma modificação na liberação da grelina (hormônio responsável pela fome).

Houve mudanças também nos padrões da adiponectina (hormônio responsável pela regulação da glicemia, ou seja, as taxas de açúcar no sangue, e degradação de gorduras) que indicam redução dos riscos para desenvolvimento de diabetes e síndrome metabólica.

Coloquei este post para sanar de vez a dúvida acerca da ingestão de carboidratos, sobretudo à noite, visto que muitas pessoas têm o hábito de excluí-los do cardápio quando querem emagrecer.

Vale ressaltar que os resultados da pesquisa levam em consideração que a dieta de ambos os grupos era controlada em relação às calorias e balanceada conforme as recomendações da DRI.

Portanto não podemos apostar somente na distribuição dos carboidratos.

Aliás, não sei se já perceberam, mas, para uma boa saúde, o “segredo” é o equilíbrio. Apostar todas nossas fichas em uma única descoberta ou em “alimentos milagrosos” geralmente não é a melhor saída. Vale à pena ter uma alimentação variada, saborosa e de qualidade.

Referência:

Dietary Reference Intakes: Macronutrients [Internet]. Institute Of Medicine; [acesso em 2013 Abr 14]; [aproximandamente 5 telas]. Disponível em: http://www.iom.edu/Global/News%20Announcements/~/media/C5CD2DD7840544979A549EC47E56A02B.ashx

2 comentários:

  1. Hmm, adorei este post!! Muito bom saber, já que, pra mim, é difícil cortar os carboidratos à noite, e durante o dia também, rsrs, de modo geral!

    ResponderExcluir