sexta-feira, 12 de abril de 2013

Mito ou Verdade? Comer carboidrato à noite engorda?





 Primeiramente vamos esclarecer: o que é carboidrato?

Em uma linguagem simplificada, carboidrato é um macronutriente, ou seja é um nutriente que, assim como as proteínas e as gorduras, fornecem energia.
O carboidrato é encontrado principalmente nos pães, massas, arroz, batata, biscoitos, mandioca, cará, inhame, milho, açúcar, mel, aveia, etc.

Agora que já sabemos do que se trata, vamos prosseguir.

Para manutenção do peso, nosso corpo funciona em equilíbrio energético entre as calorias que ingerimos ao longo do dia e o que gastamos (figura), seja trabalhando, estudando, praticando esportes, namorando, fazendo os afazeres domésticos. Essa “matemática” também leva em consideração todas as características de cada um: a idade, o sexo, o peso, a altura.



Portanto, o que determina o ganho de peso é o desequilíbrio desta balança, quando a ingestão de alimentos (calorias) ao longo do dia é superior ao gasto de energia.

Então isto é...



Senão todos os trabalhadores noturnos seriam obesos, porque eles precisam comer à noite, enquanto trabalham, e não é verdade.
Ok, este “à noite” é sinônimo de “durante o sono”.

E quando dormimos o metabolismo não fica mais lento? Se fica mais lento, engorda! Será?!

A resposta é: depende do que o indivíduo come ao longo do dia em relação com aquilo que ele gasta. O excesso de calorias (não só as dos carboidratos!) é que vai promover ganho de peso.

Mesmo que o indivíduo coma um pouco a mais à noite, e que estas calorias “extras” não sejam gastas durante o sono, ele vai precisar de energia para o dia seguinte!
Uma alimentação bem planejada, que atenda as necessidades particulares de cada indivíduo, vai fornecer a quantidade certa de carboidratos, essenciais para a manutenção do pique que precisamos para enfrentar as atividades diárias.

O que fazer?

O nutricionista é o profissional capacitado para orientar um plano alimentar individualizado.
Algumas recomendações gerais podem ser úteis na manutenção do peso e da saúde:


  • Tente fazer 5 refeições diárias, isto é, café da manhã, almoço e jantar e dois pequenos lanches, e procure distribuir os alimentos fonte de carboidratos ao longo do dia, um pouquinho em cada refeição.
  • Dê preferência aos alimentos fontes de carboidratos ricos em fibras, como por exemplo os pães integrais, cereais integrais, aveia, frutas com casca e bagaço (quando viável), etc.
  • Evite os alimentos fontes de carboidratos refinados, como açúcar, farinha branca, doces, etc. Isso não significa que sejam proibidos, mas devem ser ingeridos com moderação.


“Nem mesa sem pão, nem exército sem capitão” – Provérbio popular

Referência:

Marzzoco A, Torres BB. Bioquímica Básica. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999.

2 comentários:

  1. Legal!!!
    Thaís, obrigadão pelo esclarecimento super bem explicado! Achei que ficou um texto de fácil entendimento para leigos e com informações satisfatórias a pessoas que já têm alguma informação sobre o assunto.
    Abraço
    Thiago

    ResponderExcluir